Licenciada em Psicologia pelo ISPA, na área Clínica, e Mestre em Psicologia Desportiva pela Universidade do Minho, especializou-se ao longo da carreira na interseção entre Saúde Mental e Performance de Excelência. É graduada em Mental Health in Elite Sports pelo Comité Olímpico Internacional (COI) e possui as Especialidades de Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia do Trabalho e das Organizações, e a Especialidade Avançada de Psicologia do Desporto, atribuídas pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (n.º 8488).

 

Foi assistente universitária no ISPA durante 13 anos, lecionando disciplinas como Métodos e Técnicas de Investigação, Treino de Competências Emocionais, Psicologia do Desporto e da Performance, no âmbito do Mestrado Integrado. Nesta mesma instituição, integrou a equipa responsável pela organização e estruturação dos planos de estudos das Pós-Graduações em Psicologia do Desporto e da Atividade Física, bem como em Treino de Liderança e Desenvolvimento de Equipas. Tem sido também docente convidada em várias instituições de ensino superior — como a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), Universidade de Coimbra, Universidade Nova de Lisboa, Universidade Europeia, entre outras — destacando-se, entre os projetos mais recentes, a Pós-Graduação em Enfermagem no Desporto (Universidade Católica Portuguesa) e a Pós-Graduação Internacional High Performance Football Coaching (Faculdade de Motricidade Humana).

 

É autora de artigos e capítulos de livros, nacionais e internacionais, na área da Psicologia do Desporto e da Performance, e assina uma coluna de opinião semanal no site Tribuna Expresso. Tem sido conferencista em inúmeros eventos em Portugal e no estrangeiro.

Entre 2017 e 2023 integrou o Departamento de Medicina Desportiva do Comité Olímpico de Portugal, nas Especialidades de Psicologia Clínica e Desportiva, tendo feito parte da Missão Olímpica Tóquio 2020 (Equipa NOC de Portugal). Em 2022, passou a integrar a Direção Desportiva do GAPO – Gabinete de Apoio à Preparação Olímpica – no ciclo olímpico Paris 2024.

 

Atualmente, acompanha atletas olímpicos e de alto rendimento em contexto privado, mantendo uma prática que cruza intervenção clínica, desportiva e de performance aplicada.

 

Ao longo de mais de 25 anos de carreira, tem acumulado experiências diversas, entre as quais se destacam:

  • Experiência como key-speaker, formadora e consultora (enquanto especialista em desenvolvimento humano e organizacional), com milhares de horas de trabalho direto desenvolvidas com profissionais de vários setores, a nível nacional e internacional, com foco no desenvolvimento humano, otimização da performance e promoção da saúde psicológica e do bem-estar em ambientes corporativos de elevada exigência, tais como Accenture, AdC, Alma Lusa Hotels, ANA, Aveleda, Banco Popular, BES, BP Portugal, CISCO, Clarins, Compta, EDP, Emel, Executiva, GALP, Havilogistics, McDonald’s Portugal, MetLife, Microsoft, Montepio Crédito, Nobre, Nova School of Business and Economics, Novo Banco, PHC, PT, Renault, Repsol, Tranquilidade, entre outros;
  • Intervenção enquanto especialista em Psicologia e Performance em contextos de alta performance, nas áreas do Desporto, Artes e Corporate, acompanhando atletas, treinadores, árbitros, médicos, militares, músicos, bailarinos e gestores de topo, com destaque para o trabalho desenvolvido com treinadores e atletas de futebol profissional, nomeadamente com o selecionador nacional Luiz Felipe Scolari e com o Departamento de Futebol do SL Benfica, durante quase uma década (colaboração de domínio público);
  • Prática em Psicologia Clínica, promovendo a saúde mental, o bem-estar e a construção de projetos de vida com significado junto de indivíduos e equipas.

É fundadora e coordenadora científica do GAPP (Grupo de Atuação em Psicologia e Performance), entidade que se dedica ao desenvolvimento humano e organizacional através de abordagens sistémicas e multidisciplinares, com atuação nas áreas private, empresarial, artística e desportiva.